Serviços

TESTE VAZÃO

 

Os testes de vazão ou também conhecidos como bombeamento, são usados para a determinação de vazões de exploração de poços. Um teste de bombeamento é uma operação que consiste no bombeamento de um poço durante certo intervalo de tempo e o registro da evolução do nível da água em função do tempo.


A execução dos testes de bombeamento são divididos em dois grandes grupos, dependendo do tipo de rochas: Rochas Cristalinas e Rochas Sedimentares.

Rochas Cristalinas

Os testes em rochas cristalinas são executados através de um bombeamento contínuo por um período de, no mínimo, 12 horas, independente da estabilização dos níveis;
Após o término do bombeamento é aconselhável o registro da recuperação dos níveis por um período de 6 horas.
A vazão inicial do teste deve ser avaliada ao final da perfuração, durante a etapa de limpeza/desenvolvimento do poço, para não exceder a sua potencialidade e mascarar os resultados do teste.

Rochas Sedimentares

Os testes em rochas sedimentares deverão ser executados através de um bombeamento contínuo por um período de, no mínimo, 24 horas, ou até a completa estabilização dos níveis, que só ocorre com frequência em poços captando aquíferos rasos (dunas, aluviões, coberturas) próximos a massas de água superficial.
Após o término do bombeamento é aconselhável o registro da recuperação dos
níveis por um período de 12 horas.
A vazão inicial do teste deve ser avaliada ao final da perfuração, durante a etapa de limpeza/desenvolvimento do poço.